janeiro 15, 2010

A minha Utopia

Já gostava dela como Ministra do Meio Ambiente... Mas não sabia muita coisa sobre essa mulher, agora me interessei, por ser um ano politico e, como cidadã com direito de escolher um novo representante para o meu país, comecei a ler sobre ela... Esses dias li uma entrevista no Cristianismo Hoje com um tema muito bom; Utopia com pé no chão. Vale muito a pena ler a entrevista toda e ficar sabendo por exemplo que em 2007, foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como uma das 50 pessoas em condições de ajudar a salvar o planeta, entre outros prêmios de grande importância, a formação dessa mulher que aprendeu a ler com 16 anos também impressiona. Cristã discreta, por questões de bom senso, pelo que eu entendi, é membro da Assembléia de Deus em Brasília, mas não participa da bancada de evangélicos e ela tem bons argumentos para se manter assim.
Dando uma passeada pelo PavaBlog descobri uma outra entrevista com o cineasta, Fernando Meirelles, queridinho e muito talentoso, descreve Marina de uma maneira que convence... segue um trecho da entrevista:

..."Época - A imprensa nacional divulgou que o filme vai fazer uma comparação da trajetória da senadora Marina Silva com a do presidente Lula? Está certa essa afirmação?
Meirelles - Sem querer ser evasivo, não sei exatamente qual será o tom do programa do PV, mas não há dúvida que a trajetória da Marina e a do Lula têm muita relação. Os dois vieram de lugares aparentemente improváveis para se forjar líderes do país, a diferença é que o Lula cresceu por saber fazer bons discursos, pela sua sensibilidade política, enquanto a Marina optou pela via da educação. Estudou, virou uma educadora, através do estudo e de leituras passou a atuar e encontrou seu espaço. Em 40 anos se tornou uma mulher extremamente esclarecida, que sabe onde está pisando, conhece as correntes de pensamento ao seu redor e tem uma visão de mundo consistente e extremamente moderna. Se o Lula gosta de ser visto como o pai dos brasileiros, o pai que dá a mesada, a Marina talvez tenha o papel da mãe, aquela que vai dizer: "Vai estudar para poder ser alguém na vida. " Particularmente gosto mais deste papel. "... Entrevista completa aqui

O momento é de avaliar todos os nossos candidatos, eles vão nos representar, vão administrar nossa saúde, nossa educação enfim nossos direitos... E só vamos poder avaliar os candidatos que conhecemos, Não vamos dar oportunidade a candidatos que não podem nem fazer papel de Madrasta...

PS: O tema do post do PavaBlog é uma bela homenagem à Senadora; Marina você já é Bonita com que Deus lhe deu... Eu particularmente acho que ela já sabe disso!!!

6 comentários:

  1. Não tinha ouvido falar ainda da Marina... mas vc relacionando-a ao Lula.. lembro de ter recebido um e-mail flando do filme feito da vida dele.. e tendo algum comentário sobre ela!! Vou procurar saber mais sobre ela tb.

    ResponderExcluir
  2. Olá, também já li um pouco sobre ela.
    Pelo menos dessa vez, nós vamos ter uma ótima opção. rsrs
    abraços

    p.s. gostei do seu blog, sempre que der vou passar por aqui, ok?

    ResponderExcluir
  3. Thainá e Leny... bacana que vc's passaram por aqui e tiraram um tempinho pra ler o post, a Marina anda não é uma candidata oficial, mas os boatos é que que sim ela será candidata... Vale a pena prestar atenção no que ela tem a dizer, pelo menos é a impressão que eu tenho dela!!!

    Valeu pelos comentários e volte sempre a passar por aqui...

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Vanessa.
    Já assisti entrevista com ex-ministra Marina e percebi a pressão feita pelos entrevistadores, fiquei impressionado com a sua segurança. Em nenhum momento se perdeu em vários temas que lhe foi abordado.

    Ela além de ética tem caráter, sinceramente tem preparo, no entanto ainda acho que o nosso pai tem resquícios de machismo, lembro-me quando a Roseana Sarney estava na frente das pesquisas logo deram um jeito de ligar ela a um escândalo para tirar dela a possibilidade de ser a primeira mulher a comandar o Brasil. (obs: não sei se foi comprovado a veracidade da sua participação naquele escândalo referente a dinheiro)

    Sabe, acho que por ela ser flexível e ao mesmo tempo ter posições firmes sobre temas complexos, certamente encontrará dificuldades no meio de políticos volúveis, que não tem convicções, e aqueles que defendem uma ética, tendem a se contaminar.(diga-se de passagem, a sua saída do ministério do governo atual)

    Gosto dela, e percebo não se preocupa de citar ser cristã ou evangélica, pois ela sabe que um governo tem o oficio de governar para o povo, independente da sua confissão de fé, inclusive percebo que ela fala muito pouco ou quase nada pertencer a uma igreja evangélica!

    Acho que seria uma boa opção na próxima eleição, mas dificilmente poderá chegar a ser eleita, mesmo assim creio ser a melhor dos que estão se apresentando como candidatos!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oiii J.Lima

    Fiquei muito lisonjeada com seu comentário...

    Então quanto a senadora Marina, tenho ouvido falar tão bem dela e estou interessada nas suas propostas...
    Ouvi nomes que considero ter uma opnião sensata politicamente como o diretor de cinema Fernando Meirelles, depois tbm vi uma entrevista do Caetano Veloso (inclusive vale a pena ler a entrevista dele ao Estadão, dá pra encontrar no Google)que já declarou que a Marina é sua candidata... Eu concordo com você sobre o fato de nosso país ter ainda na sua grande maioria pessoas com pensamentos machistas o que dificultaria o voto a Senadora... Mas por outro lado esse ano vai ser um ano de novidades, porque muito provavelmente um dos candidatos do atual governo será uma mulher... Ou seja muitos conceitos serão revistos, inclusive na nossa igreja considerando o apoio que alguns dos "nossos" candidatos vão ter dessa canditata do governo, nossa igreja pode nessa ano apoiar uma mulher... O que seria uma grande novidade!!!
    A Dilma será uma candidata com grandes chances de vencer...
    rsrsrs o que eu lamento é que ao meu ver seja a mulher errada rsrsrsrs

    PS: mas assim minha visão politica é muito pobre não tenho a menor idéia das dimensões e influencias que os partidos tem pra cada candidato, estratégicamente eu sou completamente ignorante... Minha simpatia pela ministra é por ela se mostrar leve serena e ao mesmo tempo necessária, forte, inteligente, batalhadora...como o Caetano disse: "É por demais forte simbólicamente pra eu não me abalar" rsrsrs meu interesse politico por enquanto se trata meramente de "utopias"... espero que a exemplo da citada rsrsrs, sejam "utopias com pé no chão"!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. OI...
    VANESSA, ACHEI MUITO INTERESSANTE O COMENTARIO SOBRE A CANDIDATA, NÃO TINHA AINDA PENSADO NELA, VOU PESQUISAR MAIS SOBRE O ASSUNTO E QUEM SABE PODER ATÉ ACREDITAR NA SUA CAPACIDADE.
    BJUSSS.
    MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM VILMA SONIA

    ResponderExcluir