julho 05, 2010

"a gente durmimo no quentinho"


Helena Beatriz Pacitti

Uma familia extremamente necessitada recebeu um presente anônimo às vésperas do inverno. Quem intermediou a ação foi uma enfermeira que conhecia as redondezas.
O volume foi entregue logo pela manhã, antes que a mãe saísse de casa e deixasse, como sempre, as três crianças pequenas trancadas no minúsculo cômodo em que viviam. Talvez não fosse a melhor opção, mas quem mora em uma área carente da Baixada Fluminense não pode se dar ao luxo de deixar os filhos soltos pelas ruas.Em meio à surpresa matinal, os embrulhos foram abertos rapidamente pelos três. Havia pacotes coloridos com cobertores novos, brinquedos, pares de meias, chocolates. Chocolate era uma preciosidade para eles. A cada fita desenrolada, gritinhos de contentamento. A alegria se estendeu até a noite. No dia seguinte, saindo de casa, a enfermeira bateu à portinha do barraco e olhou pela janelinha o rosto das crianças. O caçulinha, ainda deitado ao lado dos irmãos, já estava acordado. Seus grandes olhos de jabuticaba brilhavam enquanto passava as mãos vagarosamente pelo cobertor novo. Ele levantou, chegou perto da janela e estendeu as mãos para a moça. Claro, ela não ia tirá-lo de lá, mas soprou um beijinho e perguntou do que ele mais tinha gostado: dos brinquedos ou dos chocolates? Ele olhou com ternura para os irmãos adormecidos na única cama, dobrou os bracinhos e, sorrindo, respondeu baixinho: O que eu mais gostei é que essa noite ” a gente durmimo” no quentinho. Quem ensinou esse garotinho que "a gente" é mais importante do que "eu"? Quem colocou tanto amor no seu coração, que preferiu sentir satisfação por terem dormido juntos, no quentinho, felizes, mesmo tendo outros presentes? Quem?

fonte: Timilique!

2 comentários:

  1. Amei seu blog!!
    Todas as matérias, maravilhosas!!!
    Mas essa em especial Vanessa!! Show.
    Mas vc perguntou Quem ensinou a ela?
    Não ensinaram querida... Uma criança nasce sem maldades, sem malícias, sem aquela coisa nojenta, que o Ser Humano adulto, depois que cresce, esquece... A sensibilidade de Amer ao Próximo.
    É isso que eles possuem, mesmo na miséria, pois ainda não sabem o que é Isso!

    Meus parabéns Vanessa, Lindo Blog..

    Bjs

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  2. Olá obrigada pela visita e pelo comentário...
    Quando li esse texto fiquei imaginando o quanto o mundo seria melhor se as pessoas não se importassem só com seu próprio bem estar, mas que pensasse no bem estar no coletivo... Realmente é um texto lindo, procure ler os outros textos desse blog Timilique, creio que vai gostar tbm!!

    Abraço
    e volte sempre...

    ResponderExcluir