agosto 02, 2010

Confiança

Ando pensando na palavra "confiança", hoje é tão difícil confiar não é?
Confiar na pessoa que anda do seu lado na calçada, na pessoa que te sorri no ponto de ônibus, ou qualquer pessoa que você possa cruzar durante os dias, os meses ou até mesmo dos que te rodeiam, amigos, familiares...
Eu tenho uma experiência; um dia andando na rua olhei pra traz e vi um senhor do outro lado da calçada, me pareceu uma pessoa tão comum, um cidadão caminhando pra chegar a algum lugar, jamais pude imaginar que ele fosse atravessar a rua me alcançar, sacar de um canivete e apontá-lo na minha garganta e num instante de terror ouvir sua voz dizer ofegante; "Não grita se não eu te mato"...
Como é caminhar por uma calçada agora percebendo alguém atrás de você, alguém que você não conhece, não sabe as reais intenções, e a única certeza é de que não pode confiar?
É não posso dizer que não sou desconfiada, mas estou buscando não ser tão desconfiada, porque eu entendo que na verdade a minha confiança não é nas pessoas, nas coisas, mas minha confiança está no Senhor, porque é Ele a única fonte de total cuidado, descanso e paz.
Confiar no amigo, no parceiro, no parente, no irmão?
Confiar nas promessas de político?
Confiar no mercado de trabalho?
Confiar, confiar...
Penso que sim, posso confiar, nas pessoas, no mercado de trabalho, nas promessas do político, mas essa confiança só é possível quando primeiro se confia em Deus, porque é através dEle que sabemos que nenhum mal pode nos alcançar...
Quando aquele homem me abordou e me agrediu meu único pensamento foi "Senhor me guarda" a minha confiança não estava na bondade daquele agressor, mas estava em Deus... Caso contrário hoje não estaria aqui.
Mas ainda assim penso que da mesma forma que não confio, outros também podem não confiar em mim, o que eu falo o que eu prego, a minha conduta... Se eu não confio como posso merecer confiança?
Em Jeremias 17.5 diz:
“Assim diz o Senhor Maldito o Homem que confia no homem e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.”
Lendo esse versículo fiquei pensando, mas então não devo confiar em mais ninguém, não devo confiar nos meus pais, nos meus irmãos e nos meus amigos chegados, ou as pessoas que me cercam?
Creio que só a partir de colocar toda minha confiança em Deus é possível confiar no meu semelhante porque aí se trata de uma confiança secundária é uma confiança por tabela, só posso confiar por que primeiramente minha confiança está no Senhor.
Tenho uma certa preocupação com pessoas muito desconfiadas; desconfiada do menino no semáforo, do mendigo na praça, no homem do outro lado da rua, da mulher com uma aparência vulgar, no colega do trabalho ou da faculdade...
Eu acredito no ser humano, porque se for o contrário não posso esperar que alguém confie em mim, no meu caráter, na minha bondade, na minha capacidade, mesmo que tão precária e limitada.

2 comentários: