novembro 26, 2009

Hoje acordei pensando nos Grandes...


...Nos grandes poetas, nos grandes atores, nos grandes músicos, nos grandes artistas, nos maiores pensadores, nos grandes gênios, e to encucada com uma coisa, como é que acontece?? Como se torna grande?? (#comofas??)

É que ontem assisti um documentário sobre Michelangelo na TV Cultura

...da Vinci, Van Gogh, Monet, Mozart, Chopin, Beethoven, Villa Lobos, Jobim, Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Wagner, Shakespeare, Drummond, Castro Alves, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Cecília Meirelles, Chaplin, Nietzsche, Victor Hugo, Einstein, Freud entre tantos outros.

Já deu pra perceber na grandeza a que estou me referindo né? Pessoas que deixaram uma marca na história da humanidade, uma beleza arrebatadora, honesta e envolvente pra quem se dedica em apreciar!

E olha que estou falando de algumas coisas com que nunca tive um real contato, eu me rendo a beleza de "Pietá" de Michelangelo, só pelas fotos pelas imagens disponíveis... O que é ver de perto, quase tocar???

A vida, a inspiração, o suor, a dedicação, o pensamento, o cansaço ao criar, o "algo" que atormenta e faz surgir coisas tão belas... Tudo isso me intriga muito e me faz sentir alguém completamente inútil, não basta ser um cidadão comum, não basta ser honesto, não basta ser gentil... Tende ser grande!!!
Não é anseio pela fama e glória, até porque a maioria desses Grandes não foram reconhecidos em vida, alguns passaram completamente despercebidos e não foram de maneira nenhuma reconhecidos no seu contexto...
Não compreendo, o que me vem a mente é que alguns são feitos como presentes da humanidade para embelezar o cotidiano, a vida, a história... e outros são feitos para apreciar, cuidar, pensar a respeito... Não sei ao certo

O que sei é que pensar nos grandes me deixa inquieta, viva, inebriada, com uma sede de ver, ouvir, sentir, tudo o que os grandes teem a nos oferecer!

No fim do documentário sobre a vida de Michelangelo a narradora diz:
"Ele foi um pintor de Deus, um escultor de Deus e um arquiteto de Deus."
Bem simples assim!

PS: Não vou ilustrar esse post, ele vai ficar assim, não consegui me decidir por uma obra só!!!

Vanessa Padilha

2 comentários:

  1. Fico mto orgulhosa com sua sensibilidade de perceber as coisas, essa facilidade de admirar a natureza, as artes, enfim, sou uma admiradora sua, pela sua facilidade de colocar no papel o seu sentimento, suas observações; desde pequena vc foi considerada a escritora da familia, como dizia o vô Carlos! Parabéns! continue usando esse dom, maravilhoso que é seu!

    ResponderExcluir
  2. Poder ler tuas palavras nesta tarde tão turbulenta, me deixa mais calmo...
    Também assisti ao documentário sobre o Michelangelo...
    Fiquei fascinado...
    muito bom...
    E suas palavras me confortam ao saber que posso ser um dia considerado grande... Assim como vc...
    Abraços e bjos...
    Saudades Thim...

    ResponderExcluir