julho 02, 2009

Meu contato com a Arte

Hoje me lembrei de um costume que eu tinha quando era criança...
Meu avô tinha uma sala que servia de biblioteca na casa dele, com uma quantidade de livros que me fazia ficar boquiaberta. Nem eram tantos assim mas para o meu tamanho e minha idade eram muitos sim. Tive contato com livros que iam de Filosofia a História do Candomblé no Brasil (nao sei porque me lembrei desse ultimo).
E ele tinha uma coleção que me chamava atenção em especial, eram livros de obras de arte, enormes com capa dura verde, dai entao eu escolia um e sentava num cantinho da sala, apoiava o livro nas pernas esticadas (o livro era do tamanho das minhas perninhas rsrsrsrs) e começava a folear, ali tinha vários artistas dos quais eu nem me dava conta da importância; eram Cezzanne, Van Gogh, Da Vinc, Dali, Delacroix, Michelangelo, Renoair, Klimt entre tantos outros...
Aquilo me facinava e eu nao entendia porque, uns me traziam paz, outros angustia, uns alegria e tinha alguns que me davam muito medo, principalmente os que tinham Jesus crucificado e os Santos...
Os de Rembramdt eu foleava sem olhar. E o medo ficava ainda maior porque esse ritual de ver os livros grandes de capa verde era aquele momento em que eu sumia de todo mundo, ou seja estava completamente sozinha, eu e aqueles fantasmas de uma época distante!!!
Depois de um tempo, é que fui me dar conta da importãncia de todos aquelas figuras de paisagens antigas, outros muito confusos...
Saudades desse livros grandes e verdes!!!

Nessa mesma sala eu também tive o contato com a boa música, quando ainda se ouvia disco de vinil... mas este é assunto pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário